Cores primárias: vermelho, amarelo, azul

Então, como você pode usar a roda de cores para ajudar na decoração da sua casa? Saiba que se você escolher cores diretamente opostas (ou complementares), os resultados serão, do ponto de vista da decoração, fabulosos. “As cores complementares estão localizadas uma em frente da outra na roda de cores e são conhecidas por criar um efeito visual vibrante e harmonioso quando usadas juntas”, diz David Mason, designer de interiores e fundador da Knobs.co . “A roda de cores pode ser um guia útil na tomada dessas decisões. Ao compreender as relações entre as cores na roda, você pode criar um esquema de cores coeso e visualmente atraente.”

tinta para portão de ferro cinza

Como usar cores complementares em sua casa – O segredo para fusões bem-sucedidas: tenha a mente aberta. Cada cor possui uma gama de tonalidades que se harmonizam com as da sua parceira do outro lado. “A roda de cores pode orientar os proprietários na seleção de esquemas de cores que evocam estados de espírito específicos”, diz Poon. “Por exemplo, tons frios para um efeito calmante ou tons quentes para uma atmosfera vibrante e energética.”

O segredo, porém, é encontrar um equilíbrio entre cores complementares para que o efeito seja harmonioso. “A execução envolve usar uma cor como matiz dominante e outra como destaque, mantendo o equilíbrio sem sobrecarregar o espaço”, diz Mason.

Qualquer verde pode combinar com qualquer gradação de vermelho, por exemplo, do bordô ao rosa sapatilha. Adicione alguns tons neutros e “é difícil errar”, diz o designer de interiores Brad Ford . Mais uma razão para você dar um giro nessas cores. A seguir estão alguns exemplos de como os designers usaram cores complementares em seus trabalhos.